04 janeiro, 2013

0

Adoráveis Tsundere


E aí? Vai ficar só olhando?


Com certeza você já viu em algum mangá/anime aquela personagem mal humorada, impaciente e que vive às turras com o herói ou outro personagem masculino desajeitado ou pegador, mas que lá no fundo bem que GOSTA do safado em questão. Leva um certo tempo até que a implicância, os acessos de fúria, o orgulho e o jeito esnobe de ser deem lugar aos momentos de consideração e romance para com os antes judiados, transformando um sentimento de desprezo em algo MAIOR (e quando eu digo MAIOR, é mesmo… aliás, você já procurou as características aí de cima naquele anime que baixou recentemente?).


É o amoooor!

Você pode até pensar: “Ah, vai que ela tá na TPM, mudanças hormonais… isso é normal.” No caso das personagens a seguir, o caso não é bem esse. Elas são assim desde o esboço que os autores fizeram delas, uma característica que está lá independente do tão temido período explosivo. Episódios passam, capítulos são lidos, e lá estão elas transformadas, admitindo sentimentos que outrora eram fortemente negados. O orgulho, esse obstáculo, vai diminuindo com a aceitação e a descoberta do amor e do respeito. E aí não tem como não gostar das tsunderes!

Louise pronta pra descer o sarrafo


M-M-Mas… o que é tsundere??

As personagens que inicialmente mostram desprezo, arrogância e mau humor, mas  que com o passar do tempo desenvolvem características mais positivas e agradáveis para com os outros  são chamadas de tsundere, junção das expressões “tsun tsun”(rabugento, irritante) e “dere dere”(apaixonado, exausto). Personagens que por fora demonstram rebeldia e agressividade, mas que no fundo possuem um lado meigo e carinhoso também são chamadas de tsundere, deixando o termo mais amplo para ser aplicado.

Você não vale nada, mas eu gosto de você!

A origem do tsundere data de 2002, quando fãs de animes difundiram a palavra pela internet e classificaram as personagens com sentimentos contraditórios. O termo pegou de vez e passou a identificar garotas bem conhecidas do mundo otaku, que viraram alvo de admiração e de fetiche. Mas apesar de ser amplamente empregado em figuras femininas, o termo pode ser utilizado quando falamos de personagens masculinos. Exemplos: Ranma (Ranma ½), Vegeta (Dragon Ball Z) e Kyo (Fruits Basket), homens que no começo não dão o braço a torcer, mas no final a gente fica até contente que tenham sossegado o facho.
O fato de o termo tsundere estar dividido em fases “tsun tsun” e “dere dere” transmite a ideia de mudança gradual, ocasionada por algum acontecimento importante na vida da personagem. A vivência com a paixão secreta, o amadurecimento pessoal, o reconhecimento do valor do outro são alguns dos fatores  que agem como o acionador da fase dere dere, que torna a pessoa mais amável e exalando romance.

Já ouvi isso e sei que não é verdade
Shana, à direita, diz: Larga essa baranga, Yuji!


Algumas das frases que você pode ouvir da boca de uma tsundere.
- Não estou fazendo isso por você.
- Eu? Gostar daquele traste? NUNCA!
- Não que eu esteja interessada, até porque não há nada de interessante nele… mas quem é aquela ali?
- Nunca chegue perto de *insira o nome da personagem voluptuosa aqui*. Aquela safada! Não que eu me importe com a sua integridade, mas é que ela me dá nos nervos!
- Vou matá-lo por ele ter *insira alguma razão boba*!
-Não sei o porquê, mas toda vez que vejo ele com ela sinto uma coisa estranha. Mas não deve ser nada de mais.
- (PAF-SOC-BOOM!) Isso é reflexo!
-E-eu nem tô aí pra ele. Pode fazer o que quiser que estou pouco me lixando!

Terreno tsundere


JC Staff e suas adoráveis tsundere
O estúdio JC Staff é conhecidíssimo pelos animes protagonizados pelas tsunderes, que muitas vezes apresentam um perfil comum: baixinhas e enfezadas, munidas de armas, poderes ou um belo punho cerrado. Nas produções de Zero no Tsukaima, Shakugan no Shana, To Aru Majutsu no Index (e seu desdobramento To Aru Kagaku no Railgun), Toradora e Hayate no Gotoku vemos o poder dessas feras sendo descarregado nos coitados dos pares românticos.


Rainha Tsundere: Rie Kugimiya
E uma coisa engraçada é que a seiyuu (dubladora) que dá voz à quase todas as tsunderes do JC Staff é a conhecida Rie Kugimiya, que de tão associada às bravinhas é chamada pelos fãs de Rainha Tsundere.
Personagens – Não são apenas as personagens do JC Staff que ganham a alcunha. Tsunderes são encontradas em vários animes, games e mangás, bem como em filmes e animações ocidentais. Aliás, na vida real você também pode encontrar uma! É só ter muita sorte! (ou azar, porque a pancadaria pode rolar solta!)
Mas vamos aos nomes: Akane Tendo, Rin Tohsaka, Kaoru Kamiya, Motoko Aoyama, Naru Narusegawa, Rukia Kuchiki, Kaname Chidori, Shana, Louise de la Vallière, Aisaka Taiga, Misaka Mikoto, Shibahime Tsubasa, Sheryl Nome…
Mangá - O perfil tsundere também já foi tema de um mangá chamado Mozuya-san gyakujou suru, de autoria de Shinofusa Rokurou, no qual a protagonista sofre de um distúrbio batizado de Personalidade Bipolar Tsundere. Devido ao problema, a garota Mozuya Koto torna-se violenta e põe em perigo seus colegas de classe quando seu humor muda bruscamente.


É claro que nesse mangá o lado tsundere parece bem exagerado, mas o autor quis pegar uma carona o termo e dar um toque a mais na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...